Kamon refere-se a um brasão usado no Japão para indicar as origens de alguém; isto é, a linhagem de uma família, ascendência e status desde os tempos antigos. Também é referido simplesmente como “Mondokoro” ou “Mon”.
Existem mais de 20.000 kamons individuais no Japão. Os brasões são freqüentemente chamados de Cristas de Família. Kamon é uma cultura e tradição únicas que você pode encontrar somente no Japão.
A origem remonta ao período Heian. Por volta do final do período Heian, a nobreza começou a colocar seu próprio brasão em seus carros de boi e andou pelas ruas, mostrando seu brasão.
Posteriormente, se tornou popular entre os nobres e vários brasões foram criados. Os brasões dos guerreiros samurais foram criados mais tarde do que os da nobreza no final do período Heian, quando o conflito entre o clã Heiji e o clã Genji se tornou mais violento.
O kamon é um exemplo da cultura do próprio Japão, que tem sido usada até os dias atuais. Um kamon foi criado para representar a identidade de uma família, revelando claramente o nome de família de seu dono. Posteriormente, os samurais e a nobreza fizeram uso desses brasões. Cada grupo consiste em um brasão representativo e suas variações.
Eventualmente, se espalharam e foram usados em túmulos, móveis e navios. Era natural que os brasões fossem colocados em armas como katana e kacchu. No entanto, embora não houvesse limitações, não raro, o uso irrestrito de brasões de outras famílias causavam atritos.
Principalmente quando usando o brasão de uma classe superior, como um daimyo ou xogum criou mais atrito. Portanto, havia uma regra não declarada para evitar o uso do brasão que já fosse usado pelo clã de alta classe ou pela família o máximo possível.
CURIOSIDADES SOBRE OS KAMON NO JAPÃO
Até hoje o Kamon é utilizado em diversos lugares na sociedade japonesa. Os logos da Mitsubishi e Yamaha são originados de um Kamon, assim como diversas outras empresas alimentos e de outros produtos possuem seus logos baseados em um kamon.
Existem kamon exclusivos para determinadas pessoas, bem como um único kamon pode ser usado por diferentes famílias com mesmo sobrenome. Hoje em esses brasões podem ser encontrados até mesmo em bandeiras de cidades e províncias japonesas. Talvez esse seja um fator chave da bandeira japonesa ser um simples circulo vermelho.
Hozzászólások