top of page
Foto do escritorAnderson de Castro Tomazine

A Lenda da Coluna do Aprendiz



A Capela de Rosslyn está situada na Escócia. Foi cuidadosamente planejada, edificada entre os anos de 1440 e 1490 por Willian Sinclair, 1º Conde de Caithness, com o nome de Colegiate Chapel of St. Matthew.


É atravessada pelo meridiano de Paris, a famosa Linha Rosa original.

A Coluna do Aprendiz (Pillar Apprentice ou Prentice Pillar) é considerada a mais bela, em torno da qual existe uma belíssima lenda, que remonta ao século XVIII, que diz que um mestre pedreiro (The Master Mason) recebeu a incumbência do fundador de esculpir a pilastra, única e maravilhosa, mas suas habilidades não eram suficientes para essa tarefa. Por isso foi a Roma para aprender a técnica correta e aperfeiçoar sua técnica de forma a concluir seu trabalho.

Na sua ausência, um jovem aprendiz, depois de sonhar que havia concluído o pilar, imediatamente iniciou a empreitada seguindo o modelo surgido em sua inspiração noturna. Uma perfeita maravilha de trabalho artesanal, tão ricamente ornamento, que todo mundo ficou admirado.


Ao voltar, o mestre pedreiro viu a deslumbrante pilastra que seu aprendiz havia esculpido com grande maestria. O mestre, enfurecido, cego pela inveja e pelo ódio, matou o aprendiz com um golpe de malho em sua cabeça.

O mestre teve de pagar pelo seu crime e o aprendiz ficou imortalizado com sua cabeça esculpida no interior da capela, ao seu lado esquerdo está a escultura da cabeça de sua mãe. Em nenhum outro ponto da capela é encontrada qualquer referência ao pai do aprendiz. Alguns acreditam que o aprendiz era filho de uma viúva.



Outros dizem que, como punição por seu crime, o rosto do mestre pedreiro foi esculpido no canto superior em frente, com o olhar eternamente voltado para a Coluna de seu aprendiz, objeto de sua inveja, de sua incapacidade e de seu crime.

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page