top of page

“LIBERTÉ CHÉRIE” - Loja Maçônica em Campo de Concentração Nazista


A  Loja maçônica Liberté Chérie tornou-se conhecida por ter operado dentro do campo de concentração nazi de Esterwegen durante a Segunda Guerra Mundial.

Fundação da Loja

A Loja foi criada na segunda quinzena de Novembro de 1943 [1], após a chegada do Mestre Maçon Amédée Miclotte à “caserna nº 6” do campo de concentração Emslandlager VII Esterwegen, em 22 de Novembro de 1943, por sete Maçons Belgas deportado por actos de resistência. O nome da loja foi escolhido a partir de palavras de La Marseillaise [2].



Os Sete Fundadores

Paul Hanson (“Hiram”, oriente de Liège) ; 1889 – morreu em Essen em 26 de Março de 1944Luc Somerhausen (“Action et Solidarité”, oriente de Bruxelas) ; 1903 – morreu em Bruxelas em 5 de Abril de 1982Guy Hannecart (“Les Amis philanthropes”, oriente de Bruxelas) ; 1903 – morreu em Bergen-Belsen em 25 de Abril de 1945Jean Sugg (“Les Amis philanthropes”, oriente de Bruxelles) ; 1897 – morreu em Buchenwald em 6 de Maio de 1945Joseph Degueldre (“Le Travail”, à Verviers) ; morreu em Pepinster em 19 de Abril de 1981Amédée Miclotte (“Les Vrais Amis de l’union et du progrès réunis”, oriente de Bruxelas) ; morreu em Gross-Rosen em 8 de Fevereiro de 1945Franz Rochat (“Les Amis philanthropes”, oriente de Bruxelas) ; 1908 – morreu em Untermansfeld em 6 de Janeiro de 1945

Houve também mais dois “membros” que chegaram a Esterwegen em Fevereiro e Março de 1944:

Jean-Baptiste de Schrijver (“La Liberté”, oriente de Gand) ; morreu em Gross-Rosen em 9 de Fevereiro de 1945Henri Story (“Le Septentrion”, oriente de Gand) ; morreu em Gross-Rosen em 5 de Dezembro de 1944

Posteriormente, pouco antes da partida de Luc Somerhausen, em 22 de Fevereiro de 1944, iniciaram e depois elevaram o Irmão Fernand Erauw ao terceiro grau; Morreu em Ottenburg, em 8 de Abril de 1997. O irmão Franz Bridoux, um iniciado no pós-guerra, também foi prisioneiro nos mesmos quartéis de 16 de Novembro de 1943 a 15 de Abril de 1944. Paul Hanson foi eleito como venerável.



Funcionamento

Ao domingo de manhã, quando os católicos se reuniram nos fundos do dormitório para a missa com os dois padres deportados, os irmãos reuniam a Loja no outro quarto da caserna “número 6”, em volta de uma mesa que normalmente era usada para a classificação dos cartuchos. Os deportados, não-maçons e não católicos, asseguravam a vigilância à entrada da barraca.

A caserna “número 6” era ocupada por prisioneiros estrangeiros (cerca de 85% de belgas, 10% de franceses de Nord-Pas-de-Calais, etc.). Os campos de Emslandlager eram um conjunto de acampamentos cuja história é apresentada na exposição permanente do Centro de Documentação e Informação de Papenburg. Este conjunto de quinze campos foi estabelecido perto da fronteira com a Holanda e foi administrado a partir de Papenburg.

Luc Somerhausen descreveu a iniciação de Erauw e outras cerimónias como sendo muito simples. Estas cerimónias tiveram lugar numa das mesas recorrendo a um ritual extremamente simplificado, no qual todos os componentes foram explicados ao candidato para que, posteriormente, ele pudesse participar do trabalho da Loja. Eles foram protegidos dos olhos de outros prisioneiros e supervisores pelos poucos não-católicos e não-maçons que foram deportados para a mesma caserna.

Havia mais de 100 presos na caserna “número 6”, onde ficavam trancados quase 24 horas por dia, sendo autorizados a sair por meia hora por dia, sob vigilância. Durante o dia inteiro, os prisioneiros separavam cartuchos e peças de rádio. Os prisioneiros alemães de direito comum ou político da outra metade do campo foram forçados a trabalhar em condições terríveis nas pedreiras de turfa próximas. A comida era tão pobre que os prisioneiros perdiam em média 4 kg por mês.

Após a primeira instalação na Loja, outras reuniões temáticas foram organizadas. Uma delas foi dedicada ao símbolo do Grande Arquitecto do Universo, outro ao futuro da Bélgica e outro ao lugar das mulheres na Maçonaria. Somerhausen, Erauw e Dr. Degueldre sobreviveram à detenção e a Loja deixou de funcionar na Primavera de 1944, quando todos os prisioneiros foram transferidos para outros campos na região central da Alemanha.

A respeitável Loja “Liberté chérie” está registada sob o número 29a no Grande Oriente da Bélgica.



Os Membros da Loja

O Venerável Mestre da loja, o juiz Paul Hanson, nascido em Liège em 25 de Julho de 1889, era membro da loja “Hiram” em Liège. Participando num serviço de “informação e acção”, foi preso em 23 de Abril de 1942. Foi posteriormente transferido para Essen e morreu nas ruínas da sua prisão, destruída por um ataque aliado em 26 de Março de 1944 [3].


O Dr. Franz Rochat, professor universitário, farmacêutico e director de um grande laboratório farmacêutico, nasceu em 10 de Março de 1908 em Saint-Gilles. Trabalhou clandestinamente para o jornal da Resistência, La Voix des Belges, até à sua prisão em 28 de Fevereiro de 1942. Transferido para Untermansfeld em Abril de 1944, Mrreu lá em 6 de Janeiro de 1945.


Jean Sugg nasceu em 8 de Setembro de 1897 em Gand. De ascendência germano-suíça, ele trabalhou com Franz Rochat na imprensa de resistência, traduzindo textos alemães e suíços, e participou em vários jornais clandestinos, incluindo La Libre Belgique, La Légion noire, Le Petit Belge e L’Anti Boche . Morreu em Buchenwald em 6 de Maio de 1945.

Jean Sugg e Franz Rochat, tal como Guy Hannecart, pertenciam à Loja “des Amis philanthropes” a oriente de Bruxelas.


Guy Hannecart, advogado, poeta, romancista e dramaturgo, nascido em Bruxelas em 20 de Novembro de 1903, pertencia à Loja Les Amis philanthropes nº 3, a oriente Bruxelas. Membro do Conselho Nacional do Movimento Nacional Belga, foi preso em 27 de Abril de 1942. Morreu em Bergen-Belsen em 25 de Fevereiro de 1945.


Joseph Degueldre, Doutorado em medicina, nasceu em Grand-Rechain em 16 de Outubro de 1904 e era membro da Loja “Le Travail” em Verviers. Membro do Exército Secreto, chefe de secção do S.A.R., foi preso em 29 de Maio de 1943. Transferido para a prisão de Ichtershausen em Abril de 1945, participou numa “marcha da morte”, escapou e foi então repatriado pela Força Aérea Americana em 7 de Maio de 1945. Morreu em 19 de Abril de 1981 aos 78 anos de idade.


Amédée Miclotte, professor, nasceu em 20 de Dezembro de 1902 em La Hamaide e pertenceu à Loja ” Les Vrais Amis de l’union et du progrès réunis Chefe da Secção de Informação e Serviços de Acção, foi preso em 29 de Dezembro de 1942. Foi visto pela última vez em detenção em 8 de Fevereiro de 1945 em Gross-Rosen.


Jean De Schrijver, coronel do exército belga, nasceu em 23 de Agosto de 1893 em Aalst e era membro da Loja “La Liberté” em Gand. Em 2 de Setembro de 1943, foi preso por espionagem e posse de armas. Morreu em Gross-Rosen em 9 de Fevereiro de 1945.


Henry Story nasceu em 27 de Novembro de 1897 em Gand. Era membro da loja “Le Septentrion” em Gand. Capitão dos Serviços de Informação e Acção, foi preso em 20 de Outubro de 1943 e morreu em 5 de Dezembro de 1944 em Gross-Rosen.


Luc Somerhausen, jornalista, nasceu em 26 de Agosto de 1903 em Hoeilaart. Pertencia à Loja “Action et Solidarité” nº 3 e foi Grande Secretário Assistente do Grande Oriente da Bélgica. Ajudante nos Serviços de Informação e Acção, foi preso em 28 de Maio de 1943 em Bruxelas. Repatriado em 21 de Maio de 1945, ele enviou em Agosto do mesmo ano um relatório detalhado ao Grão-Mestre do Grande Oriente da Bélgica, no qual conta a história da loja “ Liberté chérie“. Morreu em 5 de Abril de 1982 com a idade de 79 anos.


Fernand Erauw, funcionário do Tribunal de Contas da Bélgica e oficial na reserva de Infantaria, nasceu em 29 de Janeiro de 1914 em Wemmel. Foi preso em 4 de Agosto de 1942 por pertencer ao Exército Secreto, onde ocupou o posto de tenente. Evadiu-se e foi recapturado em 1943. Erauw e Somerhausen encontram-se em 1944 no campo de concentração de Oranienburg-Sachsenhausen e permaneceramm inseparáveis depois disso. Na Primavera de 1945, participaram numa “marcha da morte”. Repatriado em 21 de Maio de 1945 e hospitalizado no Hospital Saint-Pierre, em Bruxelas, Erauw pesava apenas 32kg, para 1,84m de altura. Último sobrevivente da Loja “ Liberté chérie “, morreu aos 83 anos, em 1997.



De todos os membros da Loja “Liberté Chérie”, apenas, os Irmãos Somerhausen e Erauw sobreviveram ao holocausto.

Devido ao extermínio de seus demais membros, a Loja encerrou suas atividades no início de 1944.





O Monumento

Os Maçons belgas e alemães ergueram mm monumento, projetado pelo arquitecto Jean De Salle, em 13 de Novembro de 2004. Agora é parte do Memorial de Esterwegen.

Ele agora faz parte do monumento, do Cemitério de Esterwegen.

Wim Rütten, Grão-Mestre du Droit humain Belga, disse no seu discurso:


“Estamos hoje aqui reunidos, neste cemitério Esterwegen, não para lamentar, mas para expressar publicamente um pensamento livre:” à memória dos nossos irmãos, os direitos humanos jamais serão esquecidos ” ”




Notas

[1] Havia pelo menos mais uma: “Les Frères captifs d’Allach” no campo de Allach, anexo ao de Dachau, e cujos dados estão no museu do Grande Oriente da França.

[2] La Marseillaise (A Marselhesa, em português) é o hino nacional de França. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, da divisão de Estrasburgo, como canção revolucionária. A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército de Marselha, ficando conhecida como A Marselhesa. O seu título era originalmente Canto de Guerra para o Exército do Reno. O hino foi composto a pedido do prefeito de Estrasburgo, Philippe-Frédéric de Dietrich, dias depois da declaração de guerra ao imperador da Áustria, em 25 de Abril de 1792. O canto deveria ser um estímulo para encorajar os soldados no combate de fronteira, na região do rio Reno.

[3] Monique Cara, Jean-Marc Cara e Marc de Jode, Dictionnaire universel de la Franc-Maçonnerie, Larousse, Agosto de 2011, 640 p. (lire en ligne), p. 378.


Bibliografia

(Fonte: diversos artigos)

Somerhausen: Une loge belge dans un camp de concentration. In: Feuillets d’information du Grand Orient de Belgique. nº 73, 1975Fernand Erauw: L’odyssée de Liberté Chérie, 1993 – Histoire de la logePierre Verhas: Liberté chérie : Une loge maçonnique dans un camp de concentration. Bruxelles, Labor, 2005.Franz Bridoux, La Respectable Loge LIBERTE CHERIE au camp de concentration d’Esterwegen, Logos, 2012 (ISBN 9782960109740)





623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page